quarta-feira, 24 de abril de 2013

Gelado de morango super fácil

Os morangos continuam, felizmente, a abundar na minha cozinha. Tenho-os em maior quantidade do que aquela que consigo consumir e isso obriga-me a pensar em formas criativas de os conservar por mais tempo, já que deixá-los estragar seria um crime.

Depois do doce de morango fiz um gelado de morango que, além de super fácil, também ficou super delicioso!

A receita base foi esta do Good Food Channel, mas fiz algumas adaptações e prescindi do uso da máquina de fazer gelados, sobretudo porque… não a tenho! Para dizer a verdade, penso que também não fez muita falta…

Foi também com esta receita que participei na primeira edição do projecto "A escolha do ingrediente" lançado pelo blogue Tertúlia da Susy e que este mês é dedicado aos morangos.


Ingredientes 

400 gr de morangos
400 ml de natas
180 gr de açúcar
3 folhas de hortelã
1 colher (sopa) de moscatel
1 colher (sopa) de açúcar baunilhado


1. Mergulhar os morangos em água fria cerca de 5 minutos. Retirar-lhes os pés, lavar novamente e cortar em pedaços pequenos;

2. Num processador ou usando uma varinha mágica, reduzir os morangos e a hortelã a puré. Reservar;

3. Bater as natas até que a batedeira comece a deixar rasto, juntar o açúcar e bater novamente. Juntar o puré de morango e o moscatel e bater até obter uma mistura homogénea;

4. Levar o preparado ao congelador e, ao fim de duas horas, retirar e bater novamente com a batedeira de forma a desfazer os cristais formados. O gelado deverá estar pronto a servir depois de 3 a 4 horas.

O moscatel é importante para que o gelado fique cremoso e se formem menos cristais mas quem quiser prescindir de usar uma bebida alcoólica, deverá repetir esta operação de retirar do congelador e bater mais uma ou duas vezes, de duas em duas horas, até estar pronto a servir.

3 comentários:

  1. gosto tanto d gelados, quando não tinha sorveteira fazia sempre assim e ficavam sempre uma verdadeira delicia.

    beijinhos,



    ResponderEliminar
  2. Que excelente aspecto e como sabe bem!
    Descobri agora o blog, vou passar a visitar mais vezes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa!

      Muito obrigada, também adorei ir descobrir o Sweet My Kitchen! O Maçã Assada ainda está a dar os primeiros passos por isso todo o feedback e comentários são ouro!

      Eliminar