Nos últimos tempos tenho-me desleixado um pouquinho com o Maçã Assada e tenho sido menos assídua do que gostaria. Um novo desafio profissional tem-me deixado pouco tempo livre e menos disponibilidade para aventuras na cozinha e, por conseguinte, para o meu cantinho na blogosfera.
Este último mês foi passado a construir uma nova rotina e espero agora ser capaz de redistribuir mais eficazmente a minha energia, voltando aos meus tachos e panelas. Este fim-de-semana voltei a pôr a imaginação (e a batedeira!) a funcionar e saiu um bolinho bem catita do meu forno! A inspiração veio daqui e, com algumas adaptações, o resultado foi um bolo saboroso e bem levezinho. Ah, que saudades que tinha do cheirinho a bolo na minha cozinha!
Ingredientes
3 chávenas (chá) de maçã, descaroçada e cortada em cubinhos
1 1/2 chávena (chá) de açúcar
3 ovos
1 chávena (chá) de iogurte
1/2 chávena (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 1/4 chávenas (chá) de farinha
1 1/2 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
Margarina para untar e farinha para polvilhar
1. Pré-aquecer o forno a 180º. Preparar uma forma de bolo com cerca de 25 cm de diâmetro;
2. Numa tigela colocar os cubinhos de maçã e cobrir com o açúcar, deixando repousar cerca de 10 minutos (não é necessário tirar a casca às maçãs, este bolinho é mesmo assim, rústico!);
3. Bater as gemas com o iogurte, o vinho do Porto e o azeite. Numa tigela maior, misturar todos os ingredientes secos. Juntar a maçã e o açúcar a esta mistura, envolvendo bem todos os cubinhos. Juntar a mistura de iogurte e mexer até obter uma mistura homogénea;
4. Bater as claras em castelo e envolver no preparado anterior. Verter sobre a forma previamente preparada e levar ao forno cerca de 45 minutos ou até que esteja cozido.