Há já algum tempo que queria participar num Curso de Cozinha Vaqueiro e a oportunidade de assistir a um com 50% de desconto (a era dos vouchers e descontos tem destas coisas!) foi a altura certa para a minha visita à Academia dos Sabores para o curso "Receitas Rápidas - Jantares de Amigos".
Este curso, confesso, não foi a minha primeira opção. Depois de uma experiência pouco positiva ao tentar fazer a inscrição (2 dias a ligar para o Instituto Culinário Vaqueiro sem conseguir ser atendida), quando consegui finalmente entrar em contacto através de e-mail, já não havia vagas para o pretendido "Vinhos e Comida". Fiquei um pouco decepcionada, sobretudo porque tinha confirmado a existência de vagas antes de comprar o voucher e achei frustrante estar 2 dias a ligar para fazer a inscrição, ouvindo sempre a mesma mensagem automática que me dizia que ligasse durante o horário de atendimento. Cheguei a pensar que todos os relógios do mundo estavam avariados (!), porque telefonava sempre durante o horário de atendimento e nada de conseguir ligação. Finalmente, e um pouco contrariada, lá me inscrevi numa segunda opção. Entendo que os vouchers e campanhas de descontos acarretam sempre um aumento de procura a que os fornecedores nem sempre conseguem responder da forma mais eficaz, mas também entendo que este aumento de procura é previsível quando se organiza uma campanha deste género, pelo que pode, logicamente, ser acautelado.
No dia do curso, a minha frustração já se tinha atenuado e, mesmo não sendo a minha primeira opção, tinha criado grandes expectativas já que o feedback que ouço acerca destes cursos é óptimo. De facto, não saí da Academia dos Sabores desiludida. O Chef Pedro Niny Duarte conduziu o workshop de forma exemplar, gerando um ambiente informal, de grande partilha de conhecimento e interesses entre todos os participantes. O jantar de degustação dos 6 pratos elaborados prolongou-se porque a conversa fluía e toda a gente queria provar de tudo. Ao fim da noite, tinha percebido porque há pessoas que já fizeram largas dezenas de Cursos de Culinária Vaqueiro. A verdade é que a experiência é fantástica e a repetir. Chego a pensar que há um lado positivo em não ter conseguido a inscrição para o "Vinhos e Comida": assim tenho motivo para voltar brevemente!
Desta noite, deixo uma recordação: a tarte de amêndoa e pêra que me calhou na distribuição aleatória das receitas a preparar durante o curso. Esta tarte de inspiração algarvia não passou indiferente a ninguém e vale a pena partilhar a receita:
Ingredientes
Desta noite, deixo uma recordação: a tarte de amêndoa e pêra que me calhou na distribuição aleatória das receitas a preparar durante o curso. Esta tarte de inspiração algarvia não passou indiferente a ninguém e vale a pena partilhar a receita:
Ingredientes
1 embalagem de massa areada
2 dl de água
250 gr de açúcar
1 limão (raspa e um pouco de sumo)
3 pêras grandes
8 gemas
300 gr de miolo de amêndoa picado
2 colheres (sopa) de licor de amêndoa ou Moscatel
1 colher (café) de canela
1. Pré-aquecer o forno a 170º C e forrar uma tarteira de fundo amovível com a massa areada, picando o fundo com um garfo;
2. Num tacho, levar a água e o açúcar ao lume até levantar fervura. Reservar;
3. Descascar e descaroçar as pêras e cortar em gomos. Nas parte exterior da pêra, fazer uns golpes longitudinais e superficiais (a intenção é meramente decorativa, não é separar as fatias). Regar com um pouco de sumo de limão para não oxidar e reservar;
4. Numa tigela, desfazer as gemas com uma vara de arames, juntar a amendoa e o licor ou Moscatel e misturar bem. Acrescentar a calda de açúcar. aos poucos, envolvendo bem de imediato para evitar que as gemas talhem. Levar de novo a lume brando até engrossar um pouco, retirar e perfumar com a canela e a raspa de limão;
5. Espalhar este recheio sobre a massa areada sobre este dispôr os gomos de pêra com a face golpeada virada para cima, pressionando até ao fundo;
6. Levar ao forno cerca de 30 minutos, até que a superfície esteja dourada e o recheio firme.
Cristiana, essa fatia diz tudo! Deliciosa! :P
ResponderEliminarBeijinhos
Tem um aspecto mesmo fantástico!
ResponderEliminarEsta tarte deve ser tão boa!!! Tem um aspecto maravilhoso :)
ResponderEliminarAdorei!
Beijinhos*
Podemos definir essa receita com apenas uma palavra... DIVINA.
ResponderEliminarTenha um Bom Fim de Semana :0)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
http://decolherpracolher.blogspot.com
Ficou com muito bom aspecto, sem dúvida e a junção da pêra com a amêndoa deve ser divinal. Também já fiz um curso na Vaqueiro que por acaso també fi com o chef Pedro Niny Duarte. Ele é 5 estrelas e muito descontraído e o ambiente da Academia é muito á frente. Também fiquei com vontade de voltar. Ainda bem que gostaste da experência. ;)
ResponderEliminar