sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bolo de ameixas polaco

Guardo algumas recordações culinárias dos tempos em que vivi na Polónia, umas verdadeiramente decepcionantes e outras que foram agradáveis surpresas. A verdade é que a cozinha polaca, não sendo, na minha opinião, das mais desafiantes na Europa, tem alguns segredos bem guardados e que vale a pena desvendar.

Szarlotka (http://easteuropeanfood.about.com)
Há dois bolos que guardo com carinho na minha gavetinha mental de recordações polacas: a Szarlotka e o Placek ze Sliwkami. A szarlotka (pronuncia-se "charlotca") é uma tarte de maçã ao estilo American Pie, muito popular e que facilmente se encontra nos cafés e restaurantes, servido acompanhado por uma bola de gelado no Verão e por natas batidas no resto do ano, quando a temperatura não está para brincadeiras. À szarlotka prometo voltar quando os dias ficarem mais curtos e as tardes de chuva começarem a pedir para ficarmos em casa a fazer bolos.

Porque agora é Verão e abundam as ameixas, é deste Placek ze Sliwkami que quero falar. Ao contrário da szarlotka, com que aqueci muitas tardes de Inverno enchendo a casa com o cheirinho de bolo e das maçãs ao lume, nunca aprendi a fazer este bolo de ameixas enquanto vivi na Polónia. Comprava-o já pronto no supermercado e achava uma delícia a forma como a massa do bolo, apenas suficientemente doce, envolvia a acidez das ameixas. Foi com muita alegria que encontrei esta receita enquanto procurava uma solução para as ameixas que me sobram no frigorífico. Há versões com outras frutas, como pêssego ou frutos vermelhos e, no Inverno, é sempre possível usar fruta em calda mas, para celebrar o Verão e o melhor que cada cozinha europeia tem para oferecer, aqui fica o Placek ze Sliwkami (mais fácil de fazer do que de pronunciar, prometo)!


Ingredientes

2 1/3 chávenas (chá) de farinha
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
3/4 colher (chá) de sal
1 chávena (chá) de açúcar
1/2 chávena (chá) + 3 colheres (sopa) de manteiga
3/4 chávena (chá) de leite
2 ovos
5 ameixas frescas, descascadas, cortadas ao meio e descaroçadas
1/4 colher (chá) de cravinho (facultativo)
Margarina para untar

1. Pré-aquecer o forno a 180º e untar com margarina uma forma (cerca de 25 cm de diâmetro) ou tabuleiro (cerca de 20 x 30 cm). Numa tigela grande, misturar a farinha, o fermento, o sal e 3/4 da chávena de açúcar. Juntar 1/2 chávena de manteiga amolecida, o leite e os ovos e bater durante cerca de 4 minutos;

2. Deitar o preparado anterior na forma e dispor as metades de ameixa por cima, com o corte virado para cima, pressionando ligeiramente mas não enterrando totalmente na massa;

3. Numa tigela, misturar o restante açúcar com 3 colheres (sopa) de manteiga fria e o cravinho (do qual prescindi), obtendo-se uma mistura granulada (estilo crumble) que se espalha sobre as ameixas;

4. Levar ao forno cerca de 40 minutos ou até que um palito saia seco. Deixar arrefecer dentro da forma antes de desenformar.

5 comentários:

  1. Pelo aspeto das fotos, percebe-se porque os guardas na recordação... têm um ar delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Adoro conhecer estes pratos de outras paragens! Esta receita deliciosa vai comigo!
    Beijinhos e bom, fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Adorei este bolo de ameixas, deve ser fantástico! Sou uma apaixonada por ameixas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Olá! Levei a receita deste bolo e já a experimentei! Cá em casa foi um sucesso! Deixo-te aqui o link, se quiseres espreitar!
    Obrigada... Bjs
    Paula
    http://1toquedecanela.blogspot.pt/2014/07/placek-ze-sliwkami-bolo-polaco-de-ameixa.html

    ResponderEliminar