quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Gratinado de frango com chuchu

O chuchu apenas recentemente começou a visitar a minha cozinha. Chega nos meus cabazes do PROVE e tem acabado nas minhas sopas. Já tinha feito uma primeira tentativa de gratinado de chuchu, uma versão com presunto mas que não correspondeu totalmente às minhas expectativas.

Como não me conformo que o destino de todos os chuchus seja uma sopa, voltei a pôr mãos à obra e a tentar um gratinado. E, este sim, ficou cheio de sabor e não desiludiu ninguém. 


Ingredientes
(2 pessoas)

1 chuchu descascado, descaroçado e partido em cubos
Caldo de galinha q. b.
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de azeite
1 folha de louro
2 peitos de frango em cubos
Sal e pimenta q. b.
50 gr de cogumelos
1 dl de vinho branco
150 ml de natas
Queijo da ilha e pão ralado para polvilhar

1. Cozer os cubinhos de chuchu em caldo de galinha (usei 1/2 caldo "natura" dissolvido em 1/2 litro de água) durante 15 a 20 minutos. Escorrer bem e reservar;

2. Numa frigideira colocar o azeite, a folha de louro, a cebola e o alho picado e, assim que começar a estalar, juntar o frango, previamente temperado com sal e pimenta e deixar saltear;

3. Quando o frango estiver a ficar macio, juntar os cogumelos partidos em quartos e o vinho branco. Deixar evaporar durante uns minutos, juntar as natas e o chuchu e envolver bem, mexendo sempre até levantar fervura;

4. Verificar os temperos e retirar do lume, colocando numa assadeira. Finalizar ralando o queijo da ilha e polvilhando com pão ralado. Levar ao forno previamente aquecido a 200º até que fiquei bem douradinho.

5 comentários:

  1. Olá Cristiana,

    aqui usámos o chuchu na sopa, nos estufados e no forno e já fiz doce é uma delicia, assim como esta tua sugestão bem simples mas com muito bom aspecto.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Este gratinada deve ter ficado delicioso!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Também costumo usar xuxu, maioritariamente em sopa, mas adorei esta tua sugestão para uma utilização diferente!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada Sandrita! O ingrediente mais "pecaminoso" são as natas mas pode-se usar "light" e para ser mais "low carb", já se sabe, elimina-se o pão ralado!

      Eliminar