quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tarte de chocolate

Hoje, regresso às tartes e ao meu "caderninho" de receitas. Muito antes de haver blogosfera e os fantásticos blogues de culinária que comecei a seguir ou de sequer me passar pela cabeça escrever um, a minha mãe ofereceu-me um livro de receitas em branco, para eu "encher" com as que ia recolhendo e experimentando. Tinha certamente menos de 10 anos quando o recebi, mas já adorava fazer bolos e copiava religiosamente para o meu caderninho as receitas que ia encontrando em livros e revistas, para mais tarde experimentar. O livro foi crescendo e partiu-me o coração perdê-lo quando tinha 12 anos, ao mudarmos de casa, num caixote que se extraviou.

O meu segundo livros de receitas
Anos mais tarde, já andava na faculdade, vi numa loja um livro de receitas parecido com o que tinha tido. Comprei-o e recomecei a colecção de receitas. Nessa altura as fontes eram já mais alargadas. Às revistas,  aos livros e aos versos das embalagens, juntou-se esse imenso mundo que é a internet e, dentro desta, a blogosfera. Pode parecer impossível mas, até há bem pouco tempo, continuava a copiar para o meu caderninho todas as receitas que experimentava ou queria experimentar, fosse onde fosse que as encontrasse. Só quando criei o Maçã Assada perdi esse hábito.

Esta tarte de chocolate vem directamente do meu caderninho. Como nunca pensei partilhar as receitas que ia apontando, não anotava a fonte e por isso não sei precisar de onde saiu esta delícia. Sempre que a autoria não é minha, faço questão de mencionar a fonte mas, neste caso, não o consigo fazer e peço desculpa ao autor, seja ele quem for!

Com esta receita, junto-me à celebração do primeiro aniversário do blogue Ponto de Rebuçado. A Maria João, autora do blogue, desafia-nos a juntarmo-nos à festa apresentando uma receita com o seu ingrediente preferido, o chocolate. Aqui fica a minha tarte e uns parabéns enormes à Maria João e ao seu Ponto de Rebuçado, um dos blogues que sigo com mais atenção. Admiro-o pela qualidade das receitas e atenção ao detalhe colocada em cada uma, o que é difícil de assegurar quando se publica diariamente mas que este blogue consegue na perfeição. Altamente recomendável!


Ingredientes
(8 doses)

Massa areada:

200 gr de farinha
100 gr de manteiga
60 gr de açúcar
60 ml de água 

Recheio:

200 gr de chocolate
5 colheres (sopa) de leite
200 ml de natas
1 ovo

1. Pré-aquecer o forno a 180º. Preparar a massa areada amassando todos os ingredientes até obter uma bola. Estender a massa e forrar com ela uma tarteira de fundo amovível coberto com papel vegetal;

2. Levar a massa ao forno uns 15 minutos, aproveitando para preparar o recheio. Derreter o chocolate com o leite no micro-ondas. Bater bem e juntar as natas , continuando a bater. Por último, juntar o ovo, bater mais um pouco e deitar sobre a massa areada;

3. Levar a tarte ao forno uns 25 minutos. Deixar arrefecer um pouco e colocar no frigorífico. Servir fria, coberta com açúcar em pó ou um pouco de natas batidas.

A massa areada não deve ser muito trabalhada. Uns 8 minutos, no máximo, serão o suficiente para ligar todos os ingredientes, senão fica muito compacta e perde o efeito "areia" que se pretende. Para aqueles dias em que estamos com mais pressa, nada como desenrolar uma placa de massa de compra. Mesmo que não se encontre a massa areada, a quebrada poderá ser uma boa solução de recurso.


10 comentários:

  1. Mas que linda está, e é bem fácil de preparar!

    ResponderEliminar
  2. Esse caderninho é um clássico. Também tenho alguns e de cores e tamanhos diferentes. É giro ver os nossos apontamentos e os registos das receitas que guardo religiosamente no formato papel.

    Gostei muito do aspeto dessa tarte.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda tenho o caderno de receitas que a minha mãe me ofereceu, com receitas escritas por ela, é tão bom!
    Adorei a tua tarte intensa de chocolate... é mesmo a meu gosto ou não fosse eu chocólatra! ;)
    Obrigada por não faltares à festa, pela tua presença assídua no meu cantinho, mas principalmente, pelo carinho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Chocolate !
    O Rei das festas seja ela qual for !
    Essa tarte está divinal, uma tentação e a querida Maria João vai deliciar-se com ela, assim como eu que também estarei por lá na festinha ! :)

    Beijinho

    Isabel
    Brisa Maritima
    Blog do Chocolate

    ResponderEliminar
  5. Curioso que também tenho um caderno bem parecido com esse, mas ainda não está acabado.
    Uma tarte bem gulosa e com tanto chocolate, que maravilha não há como resistir a uma sugestão destas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que tarte de chocolate com tão bom aspecto! Lembra-me uma tarte que costumava comer em miúda :)
    Também tenho um caderno assim, mas há algum tempo que não escrevo nele :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Também tenho um caderninho de receitas... e anda sempre comigo!!
    Há que admitir que por muito que se evoluía, um caderno traz um aconchego bem diferente a cada receita :)
    Esta tarte vai ser um sucesso na festa, que delicia!!

    ResponderEliminar
  8. Já tinha visto esta tarta lá pelo face e para quem gosta de chocolate, como eu, está irresistível. ;) A Mª João irá ficar feliz com a tua escolha. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha de tarte... estou a babar para cima do teclado... ;)
    beijinhos

    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar