sábado, 1 de junho de 2013

Pizza fingida

A minha dieta continua, felizmente com o "Dia da Asneira" a aproximar-se a passos rápidos (é já amanhã!). Esta semana tive que viajar em trabalho e confesso que foi complicado gerir a minha alimentação. E não porque tenha sido difícil resistir a alguma tentação mas porque ao fazer as refeições fora de casa não podemos ter certeza do que está em cada prato ou como foi cozinhado. Mantive-me sempre longe dos alimentos proibidos mas senti claramente que é muito mais fácil controlar o que comemos quando cozinhamos em casa.


Esta "pizza fingida" veio direitinha do blogue As delícias das guerreiras, um blogue feito com as receitas das "guerreiras" e "guerreiros" que seguem dietas pobres (ou mesmo sem) hidratos de carbono. É claro que não é exactamente uma pizza, por isso é que lhe chamo "fingida", mas substitui bem a verdadeira cuja base de massa é totalmente proibitiva nesta dieta. Com pequeníssimas alterações à receita original, fiz assim:

Ingredientes
(2 pessoas)

Para a base
1 couve flor
1 ovo
2 colheres (sopa) de queijo mozzarella ralado
Sal e pimenta q. b.

Para o recheio
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
Cogumelos brancos laminados q. b. 
Fiambre de peru q. b.
Presunto magro fatiado q. b.
3 fatias de queijo flamengo magro
Orégãos q. b.

1. Pré-aquecer o forno a 180º. Num processador ou com a varinha mágica, triturar a couve flor. Juntar o ovo e o queijo ralado, temperar com sal e pimenta e misturar bem, forrando com esta mistura uma forma de pizza ou tarteira de fundo amovível pincelada com um pouco de azeite;

2. Levar ao forno para dourar e retirar cobrindo com o molho de tomate e polvilhando com orégãos. O recheio (a gosto) nesta versão é feito da seguinte forma: dispor uma camada de cogumelos laminados, depois o fiambre e o presunto em pedaços pequenos. Cobrir com o queijo flamengo e finalizar polvilhando novamente com orégãos.

3. Levar novamente ao forno até ao queijo derreter e dourar.

2 comentários:

  1. Olá,
    realmente é uma pizza fingida mas não deixa de ser deliciosa.
    parece uma excelente sugestão esta e com ingredientes bem saudáveis.
    Quanto aos papéis para os bolos de arroz compro numa loja de produtos para pastelaria, mas antes de encontrar fazia com papel vegetal:)


    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sandra! Vou ver se encontro!

      Um beijinho!

      Eliminar