quarta-feira, 19 de junho de 2013

Focaccia de alecrim e flor de sal

Recentemente, descobri a Lorraine Pascale e tem sido uma inspiração! Identifico-me bastante com a forma como torna tudo fácil de fazer, descomplicando. Ao mesmo tempo, trata cada ingrediente com o respeito e veneração que merecem e das mãos dela vão nascendo pratos sofisticados e super "classy", sempre com uma simplicidade desarmante. Sem dúvida, o meu estilo de foody!

No passado domingo fiz um almoço de petiscos e foi a oportunidade ideal para experimentar esta focaccia que a ex-modelo apresentou num dos episódios do seu "Baking Made Easy". Altamente recomendável e tenho a certeza que vai passar a ser presença habital na minha mesa!


Ingredientes

500 gr de farinha
2 colheres (chá) de sal
7 gr de fermento para pão
80 ml de azeite extra virgem
200 ml de água morna
1 ramo grande de alecrim
flor de sal q. b.


1. Preparar um tabuleiro de ir ao forno (polvilhar com farinha ou forrar com papel vegetal) e iniciar a preparação da massa.
Máquina de fazer pão: colocar a água, o azeite, o sal, a farinha e o fermento na cuba e ligar a máquina no programa Massas/Dough durante 10 minutos (ou no programa e tempo equivalentes, noutros robots de cozinha);
Preparação manual: numa taça misturar a farinha, o sal e o fermento. Formar um buraco ao centro, juntar o azeite e a água e amassar durante cerca de 10 minutos;

2. A massa deverá ficar elástica ao ser trabalhada. Uma forma de testar se está pronta será pressionar com o dedo indicador enfarinhado. A massa deverá então retomar a forma inicial. Caso o dedo fique marcado na massa, esta necessita de ser trabalhada mais alguns minutos;

3. Colocar a massa no tabuleiro preparado e estendê-la em forma oval até que tenha cerca de 30 cm x 20 cm. Cobrir o tabuleiro com um pano húmido;

4. Deixar a massa levedar num sítio quente cerca de uma hora ou até que dobre de tamanho. Pré-aquecer o forno a 200º. Com um dedo enfarinhado, fazer buracos na massa, pressionando com o dedo até ao fundo em espaços regulares, de 4 em 4 cm. Cortar o alecrim em ramos mais pequenos (cerca de 2 cm) e colocar um raminho dentro de cada buraco. Polvilhar com flor de sal e levar ao forno cerca de 25 a 30 minutos ou até que o pão esteja dourado;

5. Retirar do forno, regar generosamente com azeite e deixar arrefecer no tabuleiro.

Esta focaccia é relativamente simples de fazer e o seu sucesso passa muito pela qualidade dos ingredientes e pela forma como a massa é trabalhada e cozida. É essencial usar um azeite de boa qualidade e obter uma massa elástica, caso contrário o pão ficará muito massudo. Durante a cozedura há que prestar atenção para que não seque demasiado e as bordas não fiquem duras.

7 comentários:

  1. Também gosto bastante das receitas dela!

    Esta focaccia ficou com muito bom aspecto!*

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristiana,
    também gosto muito da Lorraine, e só a descobri depois de criar o blog.
    Também gosto muito de focaccia, e com alecrim muito mais, costumo acrescentar tomate é fantástico o cheiro qe fica na cozinha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz mas gostei muito desta receita.
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  4. Olá :)

    Também gosto muito da simpatia e da simplicidade da Lorraine, acho-a uma querida e gosto muito das receitas dela. :)

    A focaccia está lindíssima, com um ar super delicioso ! :)

    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  5. Vim te conhecer e gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes, pois já estou te seguindo.
    Adorei a receita.... Huuuuummmmm!!!!
    Aproveito a oportunidade para te convidar a visitar o meu Blog. Lá as postagens são diárias, e tem de tudo um pouco: Receitas, Dicas, Artesanato... E seria um prazer ter a sua companhia como minha seguidora :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia!

      Muito obrigada pela visita e por ter ficado aqui pelo Maçã Assada! Adorei saber que cheguei ao outro lado do Atlântico! Também já passei pelo "De Colher pra Colher" e deixei-me ficar por lá. Muitos parabéns pelo seu blogue e vamos-nos seguindo!

      Beijo,
      Cristiana

      Eliminar
  6. Ando há imenso tempo para experimentar fazer fogacia. Atua tem óptimo aspecto!
    Bjs

    ResponderEliminar