segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Migas doces

Adoro migas! De tomate, de espargos, de grelos... Adoro! É um dos meus acompanhamentos preferidos e felizmente há já algum tempo que "acertei" com a receita e agora já é uma coisa que me sinto bastante confortável a fazer. Assim, foi com grande expectativa que quis experimentar esta variante doce. 

Fiz alguma pesquisa e acabei por encontrar várias versões de receitas de migas doces. Algumas das quais me surpreenderam por não levarem... pão (pensava que "migas" era sinónimo de "pão" mas aparentemente estava enganada)! Definitivamente, a receita que eu procurava levava pão e acabei por encontrar algumas que pareciam corresponder aos requisitos, tendo sempre como base uma calda de açúcar e água, pão, gemas e canela, mas variando nas quantidades e proporções. Adaptei conforme me pareceu melhor e o resultado foi mesmo o que eu pretendia. Esta é uma sobremesa muito rica, ideal para estes dias que têm estado tão frios. A canela dá-lhe um toque quase natalício mas, confesso, era capaz de comer isto o ano inteiro, pelo menos uma vez por semana!


Ingredientes
(4 pessoas)

3 dl de água
300 gr de açúcar
3 gemas de ovos
100 gr de miolo de pão branco
Canela em pó q. b.

1. Levar um tacho ao lume com a água e o açúcar e deixar ferver por 3 minutos. Juntar o miolo de pão esfarelado e deixar em lume brando durante uns 10 minutos, mexendo sempre para desfazer bem o pão. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco;

2. Bater as gemas e juntar ao preparado anterior, mexendo sempre. Levar de novo ao lume para engrossar um pouco; 

3. Retirar do lume e servir numa travessa, polvilhando com canela em pó.

Opcionalmente, pode juntar-se no final, antes de servir, um punhado de nozes ou amêndoas picadas. Eu prescindi de adicionar quaisquer frutos secos, considerando que este já é um doce bastante rico.

8 comentários:

  1. Olá Cristiana

    Como portuguesa que sou, também eu adoro migas. Estas migas doces ficaram uma delícia.

    Passa no meu cantinho e participa no passatempo que está a decorrer:

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/12/passatempo-faz-tua-receita-com-produtos.html

    Beijinhos e boa semana
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada! Já tinha visto o passatempo e vou tentar participar! :)

      Beijinho!

      Eliminar
  2. Não conhecia esta sugestão mas tem muito bom aspecto, e deve ser umaa delicia.

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Também gosto e muito de migas!
    Há algum tempo que encontrei no livro de receitas da minha mãe, migas doces e questionei-me... "isto será bom"?
    Acabaste de me tirar as dúvidas! :)
    E fiquei com outra curiosidade...como serão as migas doces sem pão :)

    ResponderEliminar
  4. nunca tinha ouvido falar de migas doces, mas gosto muito das salgadas!

    e não te esqueças de participar no passatempo de natal no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar
  5. Adoro essa sobremesa, é uma delicia!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar