segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A "meatzza" da Nigella

Vi esta receita num episódio do "Nigellissima" que a SIC Mulher transmitia o ano passado. Nesta série, Nigella Lawson apresentava receitas de inspiração italiana naquele registo acolhedor e hedonista a que já nos habituou e que nos faz acreditar que é Natal todos os dias (o que também deve estar relacionado com a iluminação e decoração da sua cozinha!).

Inicialmente, desconfiei um pouco desta meatzza (meat + pizza), uma espécie de pizza com base de carne picada, mas como desde o início do ano que tenho tentado (pelo menos durante a semana) cortar nos hidratos de carbono para me redimir um pouco dos excessos de Dezembro, recentemente voltei-me a lembrar da meatzza. Queria uma refeição cheia de sabor mas que não atacasse a minha dieta e resolvi, após alguma ligeiras adaptações à receita, dar uma hipótese a esta pizza fingida.  

Todo o entusiasmo e excitação com que Nigella apresentava esta receita tinham, de facto, razão de ser. Ideal para quem estiver a seguir dietas low carb (como a dos 31 dias da nutricionista Ágata Roquette de que já falei aqui), a meatzza é deliciosa e foi um incrível sucesso cá em casa. Sei que parece impossível e que o mais provável é que ao ler isto a maior parte das pessoas reaja com o mesmo cepticismo inicial com que eu reagi, mas posso garantir que a meatzza não fica a dever nem um bocadinho a uma verdadeira pizza e é mais uma prova de que nunca devemos negar à partida as "ciências" que desconhecemos!


Ingredientes
(2 pessoas)

350 gr de carne de vaca picada
2 colheres (sopa) de queijo parmesão
2 colheres (sopa) salsa picada
1 ovo
1 dente de alho picado
Sal e pimenta q. b.
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 molho de folhas de manjericão
125 gr (1 bola) de queijo mozzarella fresco
1 colher (chá) de orégãos
Azeite para pincelar a forma

1. Pré-aquecer o forno a 220º. Numa tigela grande misturar com as mãos a carne picada, o queijo parmesão ralado na hora, a salsa, o ovo ligeiramente batido, o alho picado, o sal e a pimenta. Não é necessário trabalhar demasiado porque não se pretende obter uma mistura homogénea e compacta, apenas misturar todos os ingredientes;

2. Numa tarteira ou forma redonda (aproximadamente 23 cm de diâmetro) previamente pincelada com um pouco de azeite, colocar a mistura de carne picada, espalhando-a com os dedos até cobrir de forma uniforme todo o fundo da forma, formando a base da "pizza";

3. Com uma espátula, espalhar a polpa de tomate sobre a base de carne picada, salpicando com as folhas de manjericão. Escorrer bem o queijo mozzarella e cortá-lo em rodelas, espalhando sobre o tomate e polvilhando com os orégãos;

4. Levar ao forno cerca de 20 a 25 minutos, o que deverá ser suficiente para que a carne fique bem cozinhada e o queijo douradinho.

Como resolvi tratar a meatzza como uma verdadeira pizza, antes de cobrir com o queijo mozzarella, juntei um pouco de chourição e fiambre picados grossamente. Azeitonas, cogumelos, bacon também poderão ser bons "toppings" mas a meatzza já é tão rica que o mozzarella não pede grande companhia.

9 comentários:

  1. Oh, adorei e vou experimentar.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html

    ResponderEliminar
  2. Também já fiz a meetzza da Nigella e o resultado é mesmo muito bom! Adorei esta versão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspeto muito apetitoso!
    Levo a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que apetitoso, é mesmo o tipo de receita que adoro

    ResponderEliminar
  5. Acho que esta receita é do Nigelissima, mas não tenho a certeza :)
    Tem tão bom aspecto e nunca fiz! Vou ter que experimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cuca!

      É isso mesmo, directinha do Nigelissima! Aliás, é o que eu começo por explicar! :)

      Eliminar
  6. Pena que tenham deixado de apresentar o programa !
    Dão outros menos interessantes, mas gostos não se discutem ! :)
    Tal como não se discute a maravilha que nos apresentas, com cores lindas e sabores deliciosos numa versão decerto de sucesso ! :)

    Beijinho

    Isabel
    Brisa Maritima

    ResponderEliminar