sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Caril cremoso de frango com bróculos e maçã

O caril é daqueles pratos de que não consigo abusar. Apesar de gostar do seu sabor forte e intenso, não consigo comê-lo com muita frequência. Considero-o uma boa alternativa aos nossos sabores tradicionais, mais mediterrânicos, e é uma boa solução quando procuramos uma refeição mais exótica, mas acabo por não fazer pratos de caril mais do que uma ou duas vezes por ano.

Este caril fica bastante cremoso e poderá agradar mesmo aos paladares mais convencionais, sendo uma alternativa mais suave do que a maioria dos pratos de caril que conhecemos. Para além dos bróculos, há outros legumes que ligam bem com o caril, como a courgette ou a couve-flor, é uma questão de não limitarmos a criatividade e dar largas à imaginação!


Ingredientes
(2 pessoas)

2 peitos de frango
Sal e pimenta q.b.
1 colher (chá) de farinha
1 colher (chá) de caril
1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 dl de leite de côco
200 gr de bróculos
1 maçã reineta grande
1 colher (sopa) de coentros picados

1. Cortar o peito de frango em fatias e temperar com sal e pimenta. Misturar a farinha com o caril e juntar ao frango, envolvendo bem (para uma versão totalmente livre de hidratos de carbono, pode-se prescindir da farinha, tornando menos cremoso o molho de caril e côco);

2. Num tacho, refogar a cebola e o alho no azeite, juntar o frango e deixar saltear, mexendo de vez em quando. Juntar os bróculos e a maçã descascada e partida em cubos, regar com o leite de côco, tapar e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos;

3. Antes de servir, polvilhar com os coentros picados. Acompanhar com arroz branco ou simplesmente com salada de alface.

2 comentários:

  1. Parece mesmo apetitoso!
    Eu gosto imenso de caril.

    ResponderEliminar
  2. Adoro o aroma do caril mas em demasia também não sou fã.
    Uma sugestão com muito bom aspecto e a combinação parece ser deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar