terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Creme de bróculos e couve coração

Por motivos profissionais, tenho andado com pouco tempo para dedicar ao Maçã Assada. A semana passada tive que viajar e, sempre que isso acontece, demoro a voltar a entrar na rotina. A alimentação durante as viagens também não é a melhor e por isso nos dias que se seguem entro em modo detox, pelo que a sugestão que trago hoje é um creme de bróculos e couve coração.

Queria ainda relembrar que o Maçã Assada está a promover 2 desafios de aniversário: um na página do Facebook do Maçã Assada, com o apoio da Fruut, e outro aqui, com o apoio da Editora Caminho das Palavras. Em relação a este último, em que o prémio é o livro "Entre coentros e rabanetes" (PVP €19,95) a adesão não tem sido muito grande e algumas pessoas comentaram comigo que acharam as instruções um pouco complicadas. Como quero mesmo dar a oportunidade a todos de ganhar este prémio fantástico, decidi simplificar as regras, criando uma outra alternativa para participação. Assim, convido todos os que queiram participar a enviar-me uma receita de bolo, com ingredientes, instruções de preparação e respectiva imagem (da autoria do próprio, claro!) para o e-mail bloguemacaassada@gmail.com colocando no assunto "Faz um bolo para a festa!". Cada participante pode enviar apenas uma receita e o passatempo termina às 23:59 do dia 02/03/2014. Simples, certo? Sem formulários, sem Facebook, sem partilhas!

Logicamente, todos os que já concorreram (ou vierem a concorrer) através do formulário no post original têm as suas participações asseguradas e faço questão de premiar a sua paciência ao cumprir com todas as regras atribuindo-lhes uma "entrada" adicional no sorteio a realizar dia 03/03/2014, altura em que divulgarei todas as participações e anunciarei o vencedor. Espero que assim não haja motivo para não participar. O prémio é óptimo e, apesar de ser tentador ficar com ele para mim, quero mesmo oferecê-lo a um/a dos/as leitores/as do Maçã Assada!


Ingredientes
(4 pessoas)

1 cebola grande
2 colheres de sopa de azeite
30 gr de margarina
250 gr de brócolos 

250 gr de couve coração
5 dl de leite
5 dl de água
sal e pimenta q. b.
Queijo parmesão ralado na hora q. b.


1. Picar grosseiramente a cebola e refogar, sobre lume brando, com o azeite e a margarina até estar transparente;

2. Lavar bem os brócolos, separar em raminhos e deitar no tacho, deixando saltear uns 5 minutos. Regar com o leite e com a água, juntar a couve coração partida em pedaços e temperar com sal e pimenta. Deixar cozer em lume médio cerca de 20 minutos ou até que os brócolos e a couve estejam tenros;

3. Reduzir a puré com a varinha mágica e rectificar os temperos, juntando também mais um pouco de água e leite, se necessário. Servir a sopa bem quente polvilhada com o queijo ralado.

5 comentários:

  1. que sopinha linda e com tudo que eu gosto uma delicia,sabe tão bem nestes dias frios.
    pois agora podes contar comigo e será de maçã claro está:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Sandra! Fico a aguardar a tua deliciosa sugestão e boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  3. Cristiana espero que tenhas recebido o meu email com a participação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!

      Participação recebida! Muito obrigada, conto ainda hoje ter os resultados! :)

      Beijinho!

      Eliminar
  4. Que sopinha deliciosa e excelente para estes dias de frio.
    Bjinhos

    ResponderEliminar