terça-feira, 11 de novembro de 2014

Creme de courgette

Verão de São Martinho são três dias e mais um bocadinho.
Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo São Martinho.

A sabedoria popular não se entende acerca do São Martinho. Se por um lado há quem garanta que por estes dias o bom tempo queima os últimos cartuchos, parece que também há quem não hesite em dizer que é por agora que chega o Inverno.

Gosto mais da versão que fala do "Verão de São Martinho" e foi essa, e a respectiva lenda, que sempre associei a esta data.

Este ano parece que não tivemos sorte e o dia de São Martinho chega já muito frio e meio chuvoso. Para acompanhar as castanhas, vai saber bem uma sopinha quente e, como são tão ricas em hidratos de carbono, um creme low carb é o mais adequado para "compor" a refeição. E, voltando à sabedoria popular, não esquecer a regra mais importante do 11 de novembro:

No dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho!



Ingredientes
(4 pessoas)

1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 courgettes grandes
1 dl vinho branco
3 dl leite
3 dl água
Sal, pimenta e coentros picados q.b.

1. Refogar a cebola e o alho no azeite. Entretanto, lavar muito bem e cortar as courgettes em pedacinhos (eu prefiro deixar, pelo menos, alguma da casca. Assim preservo mais nutrientes e até gosto mais do sabor);

2. Adicionar à cebola, regar com o vinho e deixar cozer por uns 5 minutos, com a panela tapada. Juntar o leite e a água a ferver e deixar a cozer mais 10 minutos. Nessa altura reduzir a puré, temperar com sal e pimenta e cozer mais 5 minutos em lume brando;

3. Juntar coentros picados a gosto e servir.

3 comentários: