terça-feira, 28 de maio de 2013

Courgettes recheadas e a dieta de que se fala

A semana passada comprei o livro "A dieta dos 31 dias" da nutricionista Ágata Roquette. No que toca a manter o peso e a boa forma, sou completamente céptica e não acredito em facilidades. Foi com este cepticismo que encarei todo o buzz à volta dos livros desta nutricionista mas depois de seguir com atenção alguns testemunhos e recomendações, fiquei curiosa. A verdade é que, com o Verão (e alguns eventos importantes!) a aproximar-se, gostava de perder um par de quilinhos ou, como diz por aí um anúncio, "tirar da Cristiana o que não é Cristiana"! Esta pareceu-me uma dieta adequada ao meu estilo de vida e hábitos alimentares e por isso resolvi comprar o livro e experimentar.

Confesso que nunca fiz nenhuma dieta e não sei se terei facilidade em perder peso ou não. Gostei de ler a fundamentação teórica proposta pela Ágata Roquette, na qual a autora explica o facto de defender uma dieta "proteica", adequada ao quotidiano português, em que é possível emagrecer sem passar fome, em detrimento das convencionais dietas de redução calórica. É claro que me parece verdadeiramente difícil reduzir de forma tão radical os hidratos de carbono no meu dia-a-dia mas, por outro lado, adoro o conceito do "Dia da Asneira" (o tal em que podemos cair em tentação, ainda que não em compulsão!) e, sendo uma pessoa movida por objectivos, este é um estímulo motivacional a ter em conta!

Ontem foi o "Dia 1" da minha dieta e, para o jantar, resolvi adaptar uma das receitas sugeridas no livro, respeitando os ingredientes permitidos e proibidos. Fica o desafio para que me acompanhem nesta aventura nutricional de 31 dias, começando com estas courgettes recheadas que, garanto, não vão deixar ninguém com fome!


Ingredientes
(2 pessoas)

1 courgette grande (2, se forem pequenas)
1 cebola picada
1 fio de azeite
1 folha de louro
50 gr de cogumelos brancos
200 gr de carne de vaca picada
2 tomates descascados e picados, sem sementes
2 dentes de alho picados
queijo parmesão q. b.
salada de alface para acompanhar

1. Pré-aquecer o forno a 200º. Lavar e cortar a courgette longitudinalmente. Retirar-lhe o interior, cortando-o em pedacinhos pequenos e reservar;

2. Levar ao lume o azeite com a cebola picada e a folha de louro. Deixar refogar e juntar os cogumelos laminados, a polpa da courgette e a carne de vaca, deixando cozinhar uns 10 minutos;

3. Juntar o tomate e o alho, mexer bem e deixar cozinhar por mais alguns minutos, retirando depois do lume;

4. Rechear as courgettes com a carne e dispô-las numa assadeira ou tabuleiro, polvilhando-as de seguida com o queijo parmessão. Encher o tabuleiro com água até cobrir cerca de metade das courgettes, para que não sequem demasiado, e levar ao forno cerca de 20 minutos ou até ficarem bem douradas. Retirar e servir acompanhado com salada de alface.

5 comentários:

  1. Adoro courgetes recheadas, ficaram lindas!!!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Comecei a minha dieta passaram 3 semanas e perdi 9 Quilos obrigada Drº Agata vale mesmo apena o sacrificio.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia aqui estou eu para dizer que passou uma semana e ja perdi 1,5 kg estou muito feliz.
    So tenho uma duvida em relacao ao tomate posso usar popa de tomate?
    obrigado
    Maria Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João!

      Ainda bem que os resultados estão a aparecer!

      Quanto à polpa de tomate, há que ter atenção à tabela nutricional porque alguns destes produtos contêm farinhas e açúcares e, nesse caso, estarão proibidos.

      Obrigada,
      Cristiana

      Eliminar