segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bacalhau espiritual

O bacalhau espiritual é um clássico "prato do dia". Sendo uma forma relativamente barata de cozinhar bacalhau, os nossos restaurantes estão inundados destas sugestões, sobretudo para quem pretende um almoço rápido e económico.

Apesar de me considerar relativamente experiente na área do "bacalhau com natas", um primo próximo deste "espiritual", esta foi a primeira vez que experimentei esta variante em que, basicamente, as batatas são substituídas por pão e se acrescenta a cenoura. Usei pão integral e o resultado foi óptimo. De certeza que vou repetir mais vezes esta receita que é uma óptima sugestão para receber amigos e família.


Ingredientes
(4 pessoas)

3 postas de bacalhau demolhado
2,5 dl da água de cozedura do bacalhau
1 folha de louro
1 cebola
1 folha de louro
2 cenouras raladas
4 dentes de alho 
300 gr de pão integral
2 dl de natas
Salsa q. b.
Sal, pimenta e noz moscada 
Queijo parmesão e pão ralado q. b.

1. Levar as postas de bacalhau a cozer durante 5 minutos em água com uma folha de louro e um dente de alho esmagado. Retirar o bacalhau reservando 2,5 dl da água da cozedura, limpá-lo de peles e espinhas e desfiá-lo;

2. Pré-aquecer o forno a 200º. Num tacho, refogar em azeite a cebola e os alhos picados, juntando depois a cenoura ralada. Quando a cenoura estiver cozida, juntar o miolo de pão e o bacalhau desfeito, acrescentando os 2,5 dl da água da cozedura e envolver bem, deixando todo o pão ensopado. Acrescentar as natas e a salsa picada, temperar com sal, pimenta e noz moscada e cozinhar mais 2 minutos;

3. Colocar numa assadeira, polvilhar com queijo parmesão e pão ralado. Levar ao forno durante 20 minutos e servir acompanhado de salada.

4 comentários:

  1. Adoro bacalhau espiritual e este tem muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de bacalhau espiritual, este têm muito bom aspecto! :)*

    ResponderEliminar
  3. Adoro este bacalhau e já não faço há muito tempo, que aspecto maravilhoso.
    Amanhã vou fazer o bolo de chocolate no microondas:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É um dos meus pratos de bacalhau preferidos

    ResponderEliminar