quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bolo de Hallowe'en: abóbora e cenoura com tangerina

Esta semana tem sido muito feliz para o Maçã Assada - a página do Facebook está muito pertinho dos 500 "Gostos" e, como se isso não fosse motivo suficiente para alegrar os meus dias, a minha receita de Gratinado de atum com batata-palha foi uma das vencedoras do passatempo "BOM PETISCO à sua mesa", organizado pelo blogue Luísa Alexandra e pelo Atum Bom Petisco. Por motivos profissionais tenho tido muita dificuldade em dedicar ao blogue todo o tempo que gostaria e por isso este reconhecimento dá-me um novo alento e força para continuar, mesmo que não seja ao ritmo que eu desejava. E é neste clima de festa que chego ao Hallowe'en!

A primeira lanterna da minha amiga Inês,
"emigrada" no Reino Unido.
O Hallowe'en, ou Dia das Bruxas, é uma tradição pagã importada dos países anglo-saxónicos. Quando andava na escola, lembro-me de assinalarmos a ocasião nas aulas de Inglês e foi por essa altura que comecei a ouvir falar de tradições como o trick-or-treat e as Jack o'lanterns. Em Portugal existem algumas tradições que assinalam a véspera e o Dia de Todos os Santos, como o "Pão por Deus" ou os "Santinhos", mas nos últimos anos temos também sido contagiados pela dimensão e por todo o folclore que está associado ao Hallowe'en em países como o Reino Unido, os Estados Unidos ou o Canadá.

Como todos os motivos são bons para celebrar, para mim o Hallowe'en vale, sobretudo, por ser (mais) um bom motivo para ir para a cozinha! Para quem passou horas a esculpir abóbora em busca da lanterna perfeita e agora se vê com quilos de polpa que, à falta de melhor sugestão, serão transformados em sopa, esta é a solução que procuram! Estas quantidades são para um mini-bolo (forma de 18 cm de diâmetro), para o tamanho "normal", basta dobrar as quantidades.


Ingredientes

130 gr de abóbora (descascada, limpa e partida em pedaços)
1 cenoura grande
1 tangerina
1 1/2 chávenas (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga amolecida
1/2 chávena (chá) de leite
2 1/2 chávenas (chá) de farinha
1 colher (chá) de fermento
2 claras
Margarina para untar e farinha para polvilhar

1. Pré-aquecer o forno a 180º e preparar uma forma, untando com margarina e polvilhando com farinha;

2. Num processador ou liquidificador, colocar a abóbora, a cenoura, a tangerina (com casca, lavada e partida em quartos), o açúcar, o leite e a manteiga, triturando até obter um puré;

3. Numa tigela misturar a farinha e o fermento, acrescentando o preparado anterior. Bater as claras em castelo e envolver suavemente;

4. Levar ao forno a 180º durante cerca de 35 minutos ou até que um palito saia seco.

4 comentários: