quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Compota de pêra

A semana passada abri a época dos doces e compotas cá em casa! Tinha pêras a sobrar e a precisar de intervenção rápida e conclui que o melhor investimento seria transformá-las em compota. Sou uma verdadeira adepta do programa de doces da máquina de fazer pão (MFP) e, felizmente, até agora, todas as minhas experiências têm sido bem sucedidas, mesmo não recorrendo aos recomendados açúcares gelificantes ou pectina. O único truque que uso (e só mesmo quando no fim do programa a consistência ainda não está perfeita) é juntar um pouco de gelatina (em folha ou em pó). 

Em pouco mais de hora e meia, enquanto via televisão, se fizeram 3 frasquinhos de compota. Sei que não é o método tradicional e que parece quase "batota", mas o sabor, garanto, é autêntico e genuíno!


Ingredientes

1 kg pêras
400g açúcar amarelo
sumo de 1/2 limão
1 pau de canela

1/2 colher (chá) de gelatina neutra em pó

1. Descascar as pêras, descaroçá-las e partir em cubinhos pequenos;

2. Colocar a pêra na cuba da máquina de fazer pão (MFP), regar com o sumo de limão, juntar o açúcar e o pau de canela e iniciar o programa de Doces/Jam;

3. No fim do programa, passar a pêra com a varinha mágica, a gosto.

A pêra pode ser totalmente reduzida a puré, ou apenas parcialmente, de forma a que o doce fique com alguns pedaços. Optei por deixar alguns pedaços de pêra e como a consistência ainda não estava totalmente do meu agrado, juntei meia colher (das de chá) de gelatina neutra em pó e reiniciei o programa de Doces na MFP, deixando correr apenas cerca de 30 minutos. Ficou perfeita!

2 comentários:

  1. Olá Cristiana.
    O que conta é o sabor.
    E parece mesmo muito boa a consistência.
    Também fiz no ano passado,pelo processo tradicional e ainda tenho uma parte no frigorífico em ótimas condições.
    Beijinhos e boa quinta feira

    ResponderEliminar