quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Frango com alho francês e alecrim

O alecrim é a planta mais resistente da minha horta! Pouco exigente, faça chuva ou faça sol, mantém-se saudável e basta tocar-lhe ao de leve para ser imediatamente invadida pelo seu característico aroma.

Gosto de trazer o alecrim para a minha cozinha mas é preciso algum cuidado. O seu sabor é tão forte como o seu aroma e basta um pouquinho para "tomar conta" de qualquer prato sem dar espaço a qualquer outro ingrediente. Como gosto de sinfonias bem orquestradas e acho que um prato é uma mistura de várias "personalidades", ao alecrim devemos dar apenas o "espaço" necessário para que se faça sentir. Ou seja, uso-o com muita moderação.

Esta sugestão é uma forma de cozinhar frango dando-lhe um sabor um pouco diferente. Quem não tiver ou não apreciar alecrim, pode prescindir dele. Mas achei-o essencial para dar alma e personalidade a estes peitos de frango.


Ingredientes
(2 pessoas)

2 peitos de frango
Sal e pimenta
1 colher (sopa) de margarina
1 dente de alho laminado
1 alho francês em rodelas
1 colher (sopa) de farinha + q. b. para envolver o frango
1 dl de vinho branco
100 ml de natas
Caldo de galinha "natura"
1 ramo pequeno de alecrim

1. Temperar bem com sal e pimenta os peitos de frango e envolvê-los em farinha, sacudindo bem o excesso;

2. Levar os peitos de frango a alourar na margarina e quando estiverem a ficar dourados, juntar o alho e o alho francês. Tapar e deixar estufar até que o alho francês amoleça;

3. Juntar o vinho branco, deixar evaporar um pouco e adicionar a farinha e o caldo de galinha. Deixar cozer, juntando um pouco de água, se necessário;

4. Quando o frango estiver cozido, juntar as natas. Deixar levantar fervura e retirar do lume, envolvendo com o alecrim. Servir com arroz branco e/ou salada.

5 comentários:

  1. Que prato tão guloso, esse molhinho deve ser uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de alecrim... dá um toque fantástico aos pratos!
    Esta sugestão fez-me crescer água na boca... :)

    ResponderEliminar
  3. Que receita original para servir frango! Muito apetitosa. Quero experimentar! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito de alecrim e o aroma é tão bom, um prato muito tentador e guloso a cor já deixa qualquer um a babar, adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar