segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Pãezinhos de alho com ervas e ovos mexidos com farinheira

Ao domingo à noite gosto de fazer refeições simples e descomplicadas que ajudem a recompor de uma ou outra asneira do fim de semana e, ao mesmo tempo, dêem ânimo para enfrentar a semana que se aproxima. 

Nestas noites a sopa é quase obrigatória mas nunca está sozinha e, desta vez, fez-se acompanhar por dois "clássicos": uns pãezinhos de alho com ervas e uns ovos mexidos com farinheira. Estes pãezinhos são um êxito da máquina de fazer pão que, mais recentemente, adaptei à Bimby. São óptimos para o brunch, para uma entrada ou para acompanhar petiscos, como foi o caso. Já os ovos mexidos com farinheira, dispensam apresentação. Para mim são uma das maiores maravilhas da cozinha portuguesa, tão simples mas tão reconfortantes. Did someone say comfort food?


Pãezinhos de alho com ervas
(15 a 20 pãezinhos)

3 dentes de alho
100 gr de margarina com alho
50 gr de margarina
230 gr de água
1 colher (chá) de sal
500 gr de farinha
2 colheres (sopa) de ervas aromáticas (usei salsa, coentros e alecrim)
7 gr de levedura em pó (meia saqueta)

1. (Para preparação na MFP e método tradicional, clicar aqui) Colocar os dentes de alho no copo e picar 5 seg/vel 5. Baixar o que ficou nas paredes do copo, juntar as margarinas, a água e o sal e programar 3 min/37º/vel 2;

2. Juntar a farinha, o fermento e as ervas e programar 2 min/vel espiga. Colocar a massa numa tigela pincelada com azeite e deixar levedar até que dobre de volume;

3. Preparar um tabuleiro, forrando-o com papel vegetal ou polvilhando com farinha. Formar pãezinhos e dispô-los no tabuleiro, deixando repousar cerca de 30 minutos antes de levar ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 15 minutos ou até que estejam cozidos.


Ovos mexidos com farinheira
(4 pessoas)

1 farinheira
6 ovos
Sal, salsa e cebola picada q. b.
1 fio de azeite

1. Retirar a pele à farinheira e esmagar com a ajuda de um garfo;

2. Numa tigela temperar os ovos com sal, juntar um pouco de salsa e cebola picadas e bater;

3. Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite, juntar a farinheira e deixar fritar um pouco, juntar os ovos e, assim que comecem a ficar cozidos, retirar do lume, não deixando secar demasiado. Servir quente com pãezinhos de alho!

1 comentário: