sexta-feira, 26 de abril de 2013

Risotto de abóbora com pinhões e “Mais Risottos”

Numa tarde perfeita de Primavera que me apanhou pelo Porto, estive no workshop “Mais Risottos”, organizado pelos Workshops Pop Up.

A Torre dos Clérigos, mesmo ali ao lado, fazia 250 anos e as celebrações foram a banda sonora perfeita (nem faltou a “Pronúncia do Norte” interpretada pelos sinos a repique!...) para uma tarde bem passada dinamizada pelo divertido Chef Camilo Jaña, dos restaurantes Cafeína, Terra e Fooding House Cafeína. 

Mais do que ensinar receitas ou regras infalíveis, o Chef preocupou-se, como foi frisando ao longo do workshop, em passar-nos a “linguagem” correcta para “comunicarmos” com o risotto, salvaguardando que, ao contrário de outros pratos mais matemáticos, este é um processo algo intuitivo pelo que se torna particularmente importante saber “ler” a evolução do prato à medida que o estamos a cozinhar.


Depois do caldo-base e do risotto “simples”, fizemos (e provamos!) 3 fantásticos risottos, a título de exemplo da multiplicidade de combinações que podemos criar. 
 
Risotto de Gambas, @Workshops Pop Up
Por fim, os parabéns à Rita Almada por toda a organização e pelo profissionalismo e empenho com que se certificou que tudo corria sempre pelo melhor. Espero que nos voltemos a encontrar em breve porque vou continuar atenta às iniciativas dos Workshops Pop Up.
   
Foi assim com esta inspiração e para pôr em prática a nova “linguagem” que aprendi, que esta semana me surgiu este risotto de abóbora com pinhões. Pode ser servido como acompanhamento ou prato principal vegetariano. 


Risotto de abóbora e pinhões 

Ingredientes
(4 pessoas)

200 gr de arroz arbório
1 l de caldo de legumes (a fervilhar)
1 cebola picada finamente
200 gr de abóbora descascada e limpa
1 colher (sopa) de azeite
1,5 dl de vinho branco
Sal, salsa e pimenta preta q.b.
Queijo parmesão q.b
5 colheres (sopa) de pinhões


1. Pré-aquecer o forno a 90º e, quando estiver quente, colocar os pinhões a tostar durante cerca de 30 minutos. Pretende-se apenas “soltar” e intensificar o sabor dos pinhões, que não deverão ficar torrados;

2. Num tacho, refogar a cebola no azeite. Assim que estiver transparente, juntar a abóbora cortada em cubos pequenos e saltear durante cerca de 10 minutos;

3. Juntar o arroz, deixar fritar um pouco e assim que estiver “em pérola” (transparente, notando-se apenas o centro do grão), juntar o vinho branco;

4. Quando o arroz começar a ficar seco, cobrir com o caldo. A partir desta altura, em lume brando, é necessário ir mexendo sempre o arroz e juntar caldo à medida que este vai desaparecendo;

5. Quando o arroz estiver cozido, retirar do lume, finalizar ralando o queijo parmesão, temperando com sal, pimenta preta de moinho e salsa a gosto. Servir polvilhado com os pinhões tostados.

Sem comentários:

Enviar um comentário