sábado, 15 de junho de 2013

Almofadinhas de bacon e vegetais no forno

Tenho andado um pouco preguiçosa e com pouca vontade de cozinhar, o que tem ditado um bocadinho o meu afastamento do Maçã Assada. A verdade é que a minha dieta low carb cá continua e já começo a sentir os resultados. No entanto, apesar desta dieta proporcionar tantas alternativas, tenho sido pouco criativa a cozinhar e daí que ande um pouco afastada da blogosfera.

Estou a entrar na terceira semana de dieta e esta semana "recuperei" a possibilidade de comer sopa e fruta. Acho que nunca antes tinha dado tanto valor a uma taça de morangos com iogurte pela tarde e a uma boa sopa pelo jantar (claro, sem batata, sem cenoura e sem abóbora)!

Algumas das (poucas) experiências culinárias low carb que tenho feito não correram tão bem como eu gostaria ou, simplesmente, não acho que sejam merecedoras de as guardar para a posteridade virtual. Não é o caso destas almofadinhas, "inventei-as" hoje ao almoço e foram uma agradável surpresa que recomendo vivamente! 


Ingredientes
(6 almofadinhas)

1 ovo
1/2 courgette
1 colher (sopa) de pimento vermelho picado
2 fatias de bacon magro
1 colher (sopa) de queijo creme
75 gr de cogumelos (brancos ou castanhos)
1 clara
azeite e queijo flamengo q. b.

1. Pré-aquecer o forno a 200º. Preparar 6 formas de queque, pincelando com um pouco de azeite;

2. Bater o ovo, juntar a courgette ralada com a casca, o pimento, o bacon cortado em tirinhas e limpo de qualquer gordura visível, os cogumelos laminados e o queijo creme, mexendo para misturar. Por fim, juntar a clara batida em castelo e envolver bem;

3. Com a ajuda de uma colher de sopa, encher as formas com este preparado. Cobrir com um pouco de queijo flamengo e levar ao forno cerca de 15 minutos ou até que as almofadinhas estejam douradas.

2 comentários:

  1. Uau, que delicia de almofadinhas, adorei.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar