quinta-feira, 27 de junho de 2013

Rolinhos de peru com puré de couve-flor

Ontem terminou a minha dieta dos 31 dias! Os resultados são visíveis e comprovados pela balança, pela minha roupa e por alguns comentários que vou recebendo. Cumpri o meu objectivo inicial e posso agora assegurar que a promessa de perder 3 a 5 quilos em 31 dias (no caso das mulheres) é totalmente verdadeira e exequível.

Quando falo desta dieta, algumas pessoas perguntam-me como reagiu o meu corpo, se não senti "fraqueza" ou falta de energia, como reagiu o meu sistema digestivo, etc. O que posso responder é que não senti qualquer quebra de energia, nunca senti fome e o meu sistema digestivo funcionou tão bem como sempre. Mas, obviamente, todas as pessoas são diferentes e pode haver reacções diferentes.

Esta dieta foi, acima de tudo, uma fase de reeducação alimentar. Claramente, não precisava de todos os hidratos de carbono e açúcares que ingeria diariamente e tenho a certeza que manterei no meu dia-a-dia os princípios desta dieta. Para assinalar a minha entrada na fase da "manutenção", deixo esta sugestão low carb que foi o meu jantar no 31º dia da dieta.


Ingredientes
(2 pessoas)

2 bifes de peru grandes
Sal, alho, pimenta e sumo de limão q. b.
2 fatias de presunto
50 gr de espinafres
Azeite q. b.
Queijo mozzarella q. b.

1. Com antecedência, temperar os bifes com sal, alho picado, pimenta e sumo de limão. Pré-aquecer o forno a 200º;

2. Dispor um fatia de presunto e metade dos espinafres sobre cada bife, enrolar no sentido do comprimento e prender com a ajuda de palitos ou cordel;

3. Levar os rolinhos ao forno num tabuleiro ou assadeira levemente pincelado com azeite, cerca de 30 minutos. A meio, virar os rolinhos e polvilhar com o queijo mozzarella.

Para o puré

1 couve flor
4 dentes de alho
1/3 chávena (chá) de buttermilk*
Sal, salsa, pimenta preta e noz moscada q. b.
1 fio de azeite

*Pode ser comprado (encontra-se na secção dos frescos, próximo do leite do dia, com este nome ou como "leitelho") ou obter-se um substituto misturando 1 colher (sopa) de sumo de limão em 3/4 de chávena (chá) de leite gordo. Deixar repousar 15 minutos antes de utilizar.

1. Cozer a couve flor com os dentes de alho e um pouco de sal;

2. Escorrer, juntar o buttermilk, temperar com pimenta preta e noz moscada a gosto e reduzir a puré com a varinha mágica ou num processador. Por fim, juntar a salsa picada, verificar os temperos e servir regado com um fio de azeite.

3 comentários:

  1. Cristiana, a dieta que sigo, com nutricionista é muito semelhante a esta. O meu metabolismo é muito lento, mas, ainda assim, é a dieta em que consigo ver mais resultados. E eu já experimentei muitas! Estes bifinhos são uma excelente sugestão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristiana,
    muito obrigada pela sua visita ao meu cantinho.
    Parabéns pelos seus resultados da dieta! E que continue assim, cheia de força e motivação!
    Eu confesso que não tenho muita paciência para dietas, por isso admiro quem consegue mantê-las :) Acho que o meu 'pecado' maior são mesmo os bolos, bolinhos e o pão, ou seja, os hidratos de carbono, sem os quais parece o meu cérebro não funciona :)
    Mas esta sugestão é muito boa e parece-me bem saborosa. Tenho de experimentar.
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Olá :)

    Muitos parabéns pelos objectivos alcançados com a dieta que foi cumprida, é muito bom sentir-se que não foi em vão ! :)

    Gostei muito desta proposta, os rolinhos estão muito apetitosos e o puré está bem convidativo ! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar