segunda-feira, 15 de abril de 2013

Convidei para jantar... Júlio Pomar

Abril foi o mês em que decidi participar, pela primeira vez, no desafio "Convidei para Jantar". Trata-se de um projecto que, subordinado a um tema mensal, tem a seguinte premissa: se pudéssemos convidar qualquer figura para se sentar connosco à mesa, quem seria, porque razão e o que serviríamos?

Este mês, a organização está nas mãos do blogue Panela sem (de)pressão e o tema é: Pintores!

Para a minha primeira participação neste projecto decidi escolher o pintor Júlio Pomar. Se razões faltassem para homenagear este pintor português, existe uma de peso e bastante oportuna: no dia 5 deste mês foi inaugurado em Lisboa o Atelier-Museu Júlio Pomar. Esta poderia ser razão suficiente mas não é a única que justifica a minha escolha.

A verdade é que, aos 87 anos, além de pintar todos os dias, Júlio Pomar mantem uma visão crítica e irónica sobre a sociedade e o mundo, plena de dinâmica e actualidade. Por essa razão, para o receber para jantar, inspirei-me numa das suas obras mais conhecidas, "O Almoço do Trolha".

"O Almoço do Trolha" (1946-50), Júlio Pomar

Porque a temática da "marmita" também não poderia ser mais actual, para o meu jantar com Júlio Pomar proponho uma quiche de espinafres e frango. Para acompanhar uma sopa ou salada, para um piquenique, um brunch ou para levar para o almoço, a quiche é uma solução versátil e a combinação de ingredientes é interminável.

Pode não parecer o jantar mais glamouroso do universo, mas asseguro que esta quiche é uma delícia. Além disso, tenho a certeza de que Júlio Pomar perceberia a ironia presente na recém-adquirida actualidade do seu quadro pintado há mais de 50 anos. É essa ironia e essa actualidade que pretendo evocar neste convite e respectiva sugestão para jantar. Bom apetite! 

Quiche de espinafres e frango 

Ingredientes 

3 ovos
200 ml de natas
1 peito de frango cozido
150 gr de cogumelos frescos
100 gr de espinafres
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) azeite
sal, pimenta e noz moscada q. b.
1 base de massa quebrada (de compra)
queijo parmesão q. b.

1. Pré-aquecer o forno à temperatura indicada nas instruções de preparação da massa quebrada;

2. Saltear os espinafres no azeite com o alho. Juntar o frango desfiado ou partido em cubos pequenos. Reservar;

3. Bater as natas e os ovos, temperar com sal, pimenta e noz moscada. Juntar o frango e os espinafres e envolver bem; 

4. Deitar numa tarteira previamente forrada com a massa quebrada e polvilhar com o queijo parmesão ralado no momento. Levar ao forno cerca de 35 minutos ou até que esteja cozida.

2 comentários:

  1. Uma escolha excelente, um dos maiores pintores portugueses! Quando voltar a Lisboa essa irei visitar esse novo museu.
    A tua quiche também lembra uma pintura de tão lindas as suas cores.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lenita!

      Já dei uma saltada ao teu Tentações sobre a Mesa... a tua participação honrando o Van Gogh, essa sim, está linda e primaveril! Parabéns e beijinho!

      Eliminar