quarta-feira, 17 de abril de 2013

Scones com doce de morango

Com a Primavera chegam as temperaturas amenas, as primeiras tardes de sol, os lanches demorados e... os morangos!

Estrela principal de muitas sobremesas, bolos, doces e gelados, entre nós é menos comum usar os morangos em pratos principais ou salgados. No entanto, quando vivia na Polónia, já sabia que esta altura era sinónimo de sopa de morango, pierogi com molho de morango e outras iguarias semelhantes em grande abundância na cantina à hora de almoço.

Como recebi muitos morangos e não queria que se estragassem, num destes fins de semana fiz doce de morango na máquina de fazer pão (MFP). Não foi a primeira vez que fiz doces na MFP mas nunca tinha experimentado o de morango. Depois de ler várias receitas e dicas sobre o tema, cheguei à minha própria versão, com um resultado que achei muito bom em termos de consistência e sabor.

O doce de morango acabou por ser  o pretexto ideal (se algum fosse preciso!) para fazer scones. A receita que faço sempre é esta, porque é muito fácil e resulta sempre bem. O único truque é não mexer demais a massa, senão os scones ficam duros.

Doce de morango

Ingredientes

500 gr de morango
250 gr de açúcar
2 folhas de gelatina

1. Partir os morangos em pedaços pequenos e colocá-los na cuba da MFP;

2. Cobrir com o açúcar e iniciar o programa de doces/compotas;

3. No fim do ciclo é necessário analisar a consistência do doce pois a mesma depende da quantidade de água que a fruta liberta que, por sua vez, está dependente de outras condições, como o grau de amadurecimento da fruta. Se estiver demasiado líquido, juntar duas folhas de gelatina previamente demolhada e reiniciar o programa até que se obtenha a consistência desejada.

No meu caso, juntei as folhas de gelatina no fim do primeiro ciclo e fiz um segundo ciclo durante cerca de 30 minutos. A gelatina substitui a pectina que os fabricantes das MFP recomendam que se junte ao doce. Apesar de ser um gelificante natural que diminui o tempo de confecção dos doces, a pectina tem algumas desvantagens, incluindo a de alterar o sabor natural de algumas frutas.

Alternativa I: no fim do primeiro ciclo, mudar o doce para um tacho e deixar cozer até que esteja pronto, não sendo neste caso necessário juntar a gelatina. É necessário ir mexendo sempre e pode-se tornar um pouco demorado, pelo que prefiro usar a MFP.

Alternativa II: quem não gostar de encontrar os pedaços de morango no doce, pode triturar com a varinha mágica no final do primeiro ciclo. Isso alterará a consistência do doce e pode evitar a necessidade de juntar gelatina e de reiniciar o programa ou levar a cozer.


Scones

Ingredientes
500 gr de farinha
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó (bem cheia)
5 colheres (sopa) de açúcar
40 gr margarina
1 chávena (chá) de leite
1 ovo
                  

1. Pré-aquecer o forno a 200º;

2. Numa tigela, misturar todos os ingredientes secos;

3. Derreter a margarina no micro-ondas e juntá-la ao leite. Abrir uma cavidade no meio dos ingredientes secos e deitar a margarina, o leite e o ovo;

4. Mexer rapidamente com um colher de pau até os ingredientes fiquem ligados. Não é necessário formar uma mistura homogénea nem amassar demasiado, o que pode tornar os scones muito duros;

5. Com a ajuda de uma colher de sopa, deitar montinhos de massa num tabuleiro previamente polvilhado com farinha. Levar ao forno 10 a 15 minutos.

Estas quantidades fazem cerca de 15 scones. Como prefiro comê-los quentes e não gosto tanto deles frios, geralmente levo ao forno apenas a quantidade de que preciso para o lanche (ou pequeno-almoço, ou brunch, etc.) e congelo os restantes montinhos. Assim tenho sempre scones prontos a ir para o forno!


6 comentários:

  1. Adoro Scones, mas gosto mesmo muito.
    Estes estão como eu gosto...

    Beijinhos,

    http://thatcakesweet.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Muito obrigada, também sou uma grande fã de scones e esta receita sai sempre bem!

      Um beijinho!

      Eliminar
  2. Boa tarde!
    Adoro scones e com este doce ficam de certeza muito bem acompanhados. Nunca pensei fazer doce na MFP, mas pelos vistos resulta bem!
    Gostei muito deste blog e já estou a seguir! ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!

      Muito obrigada! Já sigo há algum tempo "Um Toque de Canela" e é uma inspiração! Ficamos em contacto!

      Beijinho,
      Cristiana

      Eliminar
  3. Olá Cristiana,

    Vim visitar o seu cantinho, o qual adorei e já me fiz sua seguidora com os meus dois espaços !

    Estes seus scones são perfeitos para degustar com esse doce fantástico, ou mesmo para acompanhar um cházinho ou ainda para um lanchinho pausa no horário de trabalho !
    Gostei muito do aspecto deles, lindos !

    Um beijinho*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,

      Muito obrigada! Os scones são mesmo fantásticos e já tenho algumas ideias para próximas variações…

      Muitos parabéns por ambos os espaços! Já sou uma fiel seguidora!

      Beijinho,
      Cristiana

      Eliminar