sábado, 30 de março de 2013

Broinhas da Páscoa

Esta receita de broas de Páscoa está na minha família materna, de Matosinhos, há várias gerações. Na noite que antecede o Domingo de Páscoa, a família reúne-se à espera das primeiras broas quentinhas. Já as fizemos em forno a lenha e são, sem dúvida, as melhores, mas o forno eléctrico também serve na perfeição. Há quem as prefira com manteiga ou com doce, eu gosto delas simples.

A massa deve levedar pelo menos 8 horas mas, para os mais impacientes, a máquina de fazer pão é uma boa alternativa. Neste caso, as quantidades deverão ser 1/4 das apresentadas em baixo.


Ingredientes
(para 6 broinhas)

3 kg. de farinha
1 kg. de açúcar
100 gr. de fermento de padeiro
1 l de leite
12 ovos
75 gr. de margarina amolecida
2 colheres (sopa) de erva doce
1 colher (sopa) de açafrão 
1 colher (chá) de sal
6 folhas de couve portuguesa

1. Numa tigela, esfarelar o fermento de padeiro com uma chávena de farinha e reservar;

2. Numa tigela grande, misturar o açúcar, a restante farinha, a erva doce, o açafrão, o sal, os ovos, o leite e a margarina amolecida, amassando bem;

3. Juntar a mistura de fermento, voltando a amassar;

4. Quando a massa estiver consistente, deixar descansar para levedar em local seco e quente, cerca de 8 horas, coberta com um pano. A massa deverá dobrar de volume;

5. Numa superfície enfarinhada, amassar novamente e formar broas que se colocam sobre uma folha de couve, lavada mas não enxugada (esta humidade é importante para que a base da broa não queime ao cozer). Colocar num tabuleiro de ir ao forno e deixar descansar cerca de 1 hora;

6. Pré-aquecer o forno a 220º. Levar as broas a cozer e, quando começarem a ficar douradas, cobrir com papel de alumínio. Retirar do forno ao fim de 45 minutos, ou quando já estiverem cozidas. 

Na máquina de fazer pão
1. Colocar os ingredientes na cuba pela seguinte ordem: leite, ovos, margarina, sal, açúcar, especiarias, farinha e fermento;

2. Ligar a máquina no programa de pão normal (ou equivalente) ou, em alternativa, preparar a massa no programa para Massas/Dough (ou equivalente) e prosseguir a preparação a partir do ponto 4.

8 comentários:

  1. Belíssima broa, bem fatiada e encharcada com margarina fica daqui (de trás da orelha...)

    ResponderEliminar
  2. Esta era uma receita de família que eu tinha perdido e muito me alegro de a ter encontrado aqui. Pelo que me lembro, esta é ligeiramente diferente, pois as especiarias, leite e manteiga iam ao lume e eram depois acrescentados (já mornos) à farinha à medida que se ia amassando. Pequenas nuances, o que interessa é o resultado! Por último, acrescento que não sou de Matosinhos, mas sou de Ramalde, que fica ali mesmo ao lado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Fico contente por ter ajudado a encontrar a receita das broinhas! Mesmo com a nuance mencionada, penso que o resultado final será bastante semelhante!

      A minha avó materna também era de Ramalde, mas a receita vem da família do meu avô, esses sim de Matosinhos...

      Obrigada e espero que continue a encontrar motivos de interesse aqui no Maçã Assada!

      Eliminar
  3. Olá, boa tarde! Queria saber se posso dobrar a receita das broinhas e se as posso cozer num forno a lenha? Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!

      Esta receita faz 6 broas grandes. Pode dobrar as quantidades para ficar com 12! Quanto ao fonor de lenha, também já fiz e ficam ainda melhores! É só preciso ter cuidado para o forno não estar demasiado quente e ter em atenção que, geralmente, o forno a lenha é mais rápido!

      Obrigada pelo comentário e espero que continue por aí! :)

      Eliminar
  4. Eu, acrescento num pouco de leite a ferver, dois paus de canela e casca de limão. também ficam muito boas.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha! esta era a receita que a minha mãe fazia e que mais ninguém tinha!
    Eram fantásticas! A minha mãe não usava as especiarias e fazia o crescente com o fermento de padeiro de um dia para o outro e a couve murchava-a no fogão antes de a usar!
    Muito obrigada!
    E eu sou de Matosinhos!!

    ResponderEliminar